Agua na bocA: QUALIDADE QUE SE LEVA À MESA

Por: Edson Xavier

(Institucional, para o Jornal de Ofertas – Japão)

Se existe algo que o empresário Fábio Yonemoto, da Agua na bocA Foods não abre mão, seja em seu dia-a-dia particular com a esposa e duas filhas ou na empresa que administra, é o controle de qualidade dos produtos que produz para a clientela em geral e que sua família também consome. Na visão do empresário, alimentar-se bem faz parte de uma responsabilidade com a qualidade de vida e por isso as pessoas têm de ser seletivas com o que ingerem. “Não adianta economizar nos alimentos e depois ter problemas de saúde e ter de gastar com médico em hospital”, considera.

Fabio Yonemoto, da indústria Agua na bocA

 Em nome desta filosofia de vida, aplicada com rigor nas linhas de produção dos produtos Agua na bocA, o empresário têm nos últimos três anos feito minuciosa análise do mercado japonês no setor alimentício, com pesquisas de campo em regiões interioranas. E têm constatado “in-locu” que cidades do interior do Japão sofrem com o êxodo de mão-de-obra que migra para grandes centros. “É como se as pequenas cidades japonesas tivessem sido drenadas pelas indústrias automobilísticas, e com isto, diminuiu a qualidade de vida desta população”, observa.

 Segundo ele, muitos brasileiros fazem parte desta rotina comum ao país – onde o fluxo casa-trabalho-lazer é sustentado muitas vezes por um alicerce que inclui alimentação precária, com produtos de qualidade geralmente questionável e escolhidos sem muito critério. “Quando nos referimos às lembranças do Brasil, associamos o país e a família a uma fartura de alimentos feitos com bons ingredientes. E no Japão, inconscientemente, é como se estivéssemos recebendo uma dose diária de ração – mesmo que seja em restaurantes de rede, que se assemelham a refeitórios onde servem comida barata e de qualidade duvidosa”, afirma.

 Fábio Yonemoto não concorda com o ato mecânico dos que, quando sentem fome, ingerem qualquer alimento sem o mínimo critério, em um comportamento que tornou-se mais acentuado com a crise e com a guerra de preços baixos imposta pelo mercado. Ele parafraseia o adágio que diz que quando a esmola é grande o santo deve desconfiar. Ou seja, não existe almoço de graça ! Se um restaurante oferece comida a preço abaixo do custo, algo há de errado.

 A preocupação de Yonemoto não é apenas com a escolha dos produtos na hora das compras. Mas também com as formas corretas de acondicionamento em casa. Qualquer produto perecível, segundo ele, têm sua forma correta de ser conservado em casa – e o consumidor precisa seguir o que recomenda o fabricante. 

 Já o comerciante, por sua vez, teria igualmente que ter consciência de que determinados produtos jamais poderiam ser comercializados ou reaproveitados, quando vencidos, ou recobertos de gelo, ou descongelados. Segundo ele, existem hoje no mercado comerciantes que para chamar a atenção do consumidor praticam preços bem abaixo do custo – mas relaxam na qualidade do que oferecem, e literalmente em muitas situações vendem o famoso “gato por lebre”. Yonemoto assevera que “qualidade é algo que têm valor e muitas vezes um produto de qualidade é relativamente mais caro, mas temos que considerar que quase sempre o barato sai muito mais caro”.

Na Agua na bocA, controle rígido de qualidade em todos os produtos

 Agua na bocA

Estabelecida no mercado há 16 anos, com sede própria em Gifu, na cidade de Seki, a indústria Agua na bocA Foods  mantém desde sua fundação um rígido padrão de controle de qualidade dos alimentos que produz. Fábio Yonemoto inspeciona pessoalmente todas as etapas de produção, além de contar com uma equipe de 12 funcionários especialmente treinados para as tarefas. A equipe se empenha para garantir que, quando o consumidor final avista a marca Agua na bocA na geladeira em uma loja de produtos, estará levando para casa e servindo à sua família o que de melhor existe nesta categoria de produtos.

 A  Água na bocA Foods produz um amplo leque de produtos alimentícios, na linha de salgadinhos – coxinha, bolinho de bacalhau, bolinho de carne, risoles de carne, queijo e pizza, pastel de carne, queijo e pizza, empadas de frango e palmito -, linha de pratos prontos, com massas italianas, lazanha, nhoc e ravióli, além de massas frescas de pastel, pão de queijo, linha de hambúrgueres de bacon, frango e carne bovina, salgadinhos para lanchonetes, e linha de laticínios, com margarina, manteiga e queijo mussarela.

Fabio Yonemoto conta que felizmente graças a qualidade e know-how obtidos ao longo dos anos produzindo os produtos Agua na bocA para o mercado brasileiro no Japão, hoje alcança a credibilidade em outros mercados. No Japão três restaurantes internacionais localizados no shopping Roppongi Hills servem hoje quitutes em seus menus internacionais que são produzidos na fábrica da Agua na bocA em Gifu, como também é o caso de vários hotéis, quiosques e restaurantes de parques temáticos como o Littlle World e Beach Land que tem em suas cozinhas produtos com o know-how e qualidade Agua na bocA.. A indústria comandada por Yonemoto também está exportando produtos de sua fabricação para uma rede de restaurantes de comida italiana em Taiwan.